O trilho dos Lameiros é um percurso circular de pequena rota com um elevado interesse paisagístico, cultural e ambiental. Com um grau de dificuldade avaliado de “média", e uma extenção de 5,3 km a uma altitude de 850 metros. Uma das mais típicas aldeias, Moura Morta está inserida na rede de trilhos do Município de Castro Daire.
Ao chegar a Moura Morta, o ponto de encontro é no largo da Junta de Freguesia. Encontrará a placa de início muito próxima do caminho a seguir. Mais à frente irá encontrar uma placa de mudança de direção, siga as indicações até às poldras sobre o Rio Vidoeiro. Passará por uma zona de lameiros junto ao rio em direção aos moinhos da Levada. Depois da ponte continue pela estrada municipal até à próxima indicação de virar à direita. Passará por mais lameiros até chegar a outra ponte, esta romana e denominada de ponte Velha.
Siga o caminho até à povoação de Moura Morta e do ponto de encontro. A meio deste troço encontrará a capela da Sr.ª da Boa Morte e a capela de S. Tiago.
Folheto com a apresentação do percurso pedestre em PDF
É um percurso ideal para fazer em grupo, com a família e amigos, encontrará o percurso devidamente sinalizada, passando pelos pontos mais relevantes da Aldeia, visitando os monumentos históricos e percorrer em calçada romana.
A agricultura pratica-se como complemento de rendimentos para a ajuda da economia familiar.
Os Moinhos junto do rio Vidoeiro recordam os tempos de outrora que moíam a farinha para alimentar as pessoas da aldeia, e os excedentes vendidos ou trocada por outros produtos na feira da Vila de Castro Daire, e Lamego.
Siga as indicações da sinalização homóloga para os percursos, e desfrute de uma acalmia proporcionada pela natureza envolvente.
O percurso é todo feito, junto do rio Vidoeiro.
A companhia da água é uma constante no percurso. O rio leva as águas límpidas e cristalinas proporcionadas pela serra.
Aos fins-de-semana e nas férias regressam os filhos da terra, para se refugiarem na aldeia a fim de desfrutarem do descanso merecido.
Não se esqueça de deambular pelas ruas da aldeia, para descobrir pormenores da pedra trabalhada a cinzel, as ruas com calçada à portuguesa, e pormenores que encantam as testemunhas do tempo.
Para percorrer o trilho dos lameiros, opte por roupa e calçado confortável, adequado ao estado do tempo, de mochila as costas com algumas barras energéticas, pode fazer o percurso de cinco quilómetros com grau de dificuldade média que demora cerca de duas horas.
Não se esqueça de levar como recordação alguns produtos regionais caseiros, como fumeiro, a broa de milho feita artesanalmente, e se preferir opte por um cabritinho do Montemuro, criado pelos produtores locais.
Coordenadas:
Coordenadas Retangulares (Sistema de Referência: ETRS89)
X 18876
Y 142666
Coordenadas Geográficas (Sistema de Referência: WGS84)
Latitude 40º 57' 11,009''N
Longitude 07º 54' 31,253''O